terça-feira, 7 de abril de 2009

MINISTRO DA JUSTIÇA 07/04/09

Gilmar diz que a PF tem ''comportamento midiático''
 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticou nesta segunda-feira o comportamento "midiático" da Polícia Federal e acusou a instituição de promover inquéritos precários que prejudicam o trabalho do Judiciário, segundo informa o site da revista Veja.

A declaração foi uma resposta às críticas do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Correa, à morosidade do Judiciário na conclusão de alguns casos. Segundo ele, a demora na conclusão de casos de notoriedade poderia causar na sociedade uma sensação de impunidade.

Gilmar Mendes rebateu e apontou o que chamou de investigações precárias e divulgações precipitadas por parte da Polícia Federal como responsável pelo retardamento do julgamento de alguns processos.

Mendes afirmou que o Judiciário não foi criado para condenar pessoas. "O Judiciário não existe para condenar. É bom que todos saibam disso. Isso existia no regime soviético, no nazista, no cubano. O Judiciário existe para julgar... quanto mais a polícia apurar, for menos precipitada, mais vai se aproximar do juízo que se forma a partir do contraditório e da ampla defesa", frisou ele.

O STF e a PF estão em rota de colisão desde o ano passado, após a operação Satiaghara, na qual a PF chegou a prender por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas. Mendes concedeu dois habeas corpus a Dantas e ainda proibiu que o banqueiro fosse algemado publicamente.



Escrito por Magno Martins, às 21h00

Nenhum comentário: